Fortaleza completa 105 anos anos de história

OFortaleza Esporte Clubecompleta nesta quarta-feira, 18 de outubro, 105 anos de história. Em meio ao momento de celebração do aniversário, o clube está a 11 dias de jogar a final da CONMEBOL Sul-Americana contra a LDU (EQU) e se tornar o primeiro time nordestino a conquistar uma competição continental.

Mas a história do Tricolor de Aço decorre de 1918, ano de fundação do clube. Alcides Santos foi o idealizador do Fortaleza, nomeado inicialmente como Fortaleza Sporting Clube. A mudança para o nome atual veio nos anos 1940.

Fortaleza enfrenta a LDU na final da CONMEBOL Sul-Americana

Uma das marcas da equipe é o Leão, simbolizando a força do Tricolor de Aço. No ano de 2020, o clube criou a mascote feminina, chamada de Stella, que remonta ao time Stella Sporting Club. O time foi inspiração para a criação do Fortaleza, que carrega as cores azul, vermelho e branco Brasil afora.

Em 1920, o Fortaleza levantou a taça do Campeonato Cearense, a primeira de 46 conquistas do torneio, sendo o maior campeão da história. A prateleira de títulos conta também com a Série B de 2018 e duas Copas do Nordeste em 2019 e 2022.

Leão e Stella são os mascotes do Fortaleza

Atualmente, o Leão do Pici vive um dos períodos de maior importância de sua história no cenário nacional e internacional. Desde 2019, o clube disputa a Série A do Campeonato Brasileiro e atingiu em 2021 sua melhor campanha na competição, com o quarto lugar, posição que garantiu a inédita participação do Fortaleza na CONMEBOL Libertadores no ano seguinte. Nesse mesmo ano, o clube alcançou a semifinal da Copa do Brasil.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, descreveu a emoção de comandar o clube nesse aniversário e comentou o que espera do clube para os próximos anos.

“É um sentimento de gratidãoe alegria.O clube chega aos 105 anos com força, com espírito jovem, crescendo, tanto dentro como fora de campo. Éumtrabalho de todas as pessoas que fazem o clube:diretoria, conselhos, torcedores, jogadores, funcionários, comissão técnica.Todo mundo no mesmo objetivo, que é o Fortaleza vencer e progredir. Que a gente possa seguir com essa mentalidade dede fazer o que é certo, de colocar sempre o clube em primeiro lugar e de representar bem o nosso estado e o futebol brasileiro”, afirmou.

Xem thêm:  Ferroviário-CE e Maranhão: um dos dois sobe para a Série C

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Fortaleza Esporte Clube pelos seus 105 anos de história.

+100k
+50k
+120k
+1M
+75k
$